• Como os centros de dados podem reduzir os custos energéticos

Técnicos de um Centro de Dados a trabalhar num computador longe da consola do Centro de Dados.

P. Qual é o maior desafio para os centros de dados?
R.
Os centros de dados consomem cerca de 2 % da eletricidade nos E.U.A. e, devido ao aumento dos custos energéticos, as empresas estão a repensar a alimentação elétrica dos seus centros de dados. Alguns dos maiores centros de dados do mundo utilizam fontes alternativas de energia para reduzir custos e diminuir a pressão na rede elétrica. Por exemplo, empresas como a Apple utilizam energia solar. Mas a maioria das empresas não tem os recursos para construir infraestruturas de energias renováveis no local. Felizmente, a tecnologia necessária para reduzir entre 30 % a 50 % as emissões de energia não está fora do seu alcance.

P. Como podem as empresas tirar partido das energias renováveis?
R.
As fontes de energia renovável podem reduzir os custos, mas os preços oscilam com frequência. A seca e os níveis baixos de água podem aumentar os preços da energia hidroelétrica numa semana. Na semana seguinte, enchentes podem reduzir os preços à velocidade da luz. Tais variações tornam difícil a previsão de custos. Uma abordagem calculada à gestão de energia pode ajudar as empresas a adquirir o tipo mais eficaz de energia em qualquer momento, especialmente se forem parceiros de um terceiro fornecedor de serviços de sustentabilidade.

P. De que outra forma se pode alcançar uma poupança energética?
R.
A eficiência energética é essencial. E a conceção dos centros de dados ajuda a alcançar a eficiência energética e a controlar a procura de alimentação elétrica. Por exemplo, um sistema de contenção térmica pode gerar poupanças de 25 % e os economizadores podem ajudar a reduzir a procura de energia através de “free cooling.” Estima-se que a procura de energia possa ser reduzida até 30 % com a tecnologia adequada. Olhemos agora para a resposta à procura, que transformou o mercado da energia. As empresas podem determinar quando é a melhor altura para consumir eletricidade e trabalhar em conjunto com os fornecedores de energia para vender energia não utilizada em horários de pico, criando novas fontes de receita. Sim, a resposta à procura requer envolvimento, mas vale a pena porque as emissões de carbono podem ser reduzidas em 50 % ao longo de 20 anos.

Para aprender como as soluções da Schneider Electric podem tornar o seu centro de dados mais eficiente em termos energia e ajudá-lo a contribuir para a sustentabilidade global.
Leia mais