• Onshore oil and gas facility, oil and gas.

    Proteção de Energia Segura para a indústria do Petróleo E do Gás

    • Saber

      As necessidades da aplicação em vários setores, incluindo o do petróleo e do gás, destacaram a UPS industrial


      Gert Andersen | 14 de outubro de 2014 |

      Talvez tenha visto fotografias de unidades de fonte de alimentação ininterrupta (UPS), destinadas a ambientes industriais, ou visto uma de perto pessoalmente. Uma das primeiras coisas, que torna a aparência destas UPS diferente da maioria das outras, é que a caixa das UPS “industriais” tem frequentemente uma cor cinza industrial ou pode ser de uma única cor, como verde ou vermelha. Além disso, está frequentemente equipada com instrumentos analógicos.

      Uma UPS industrial, devido ao seu revestimento exterior fortalecido, às capacidades de filtro e a outros fatores, também tem tendência a ser maior do que as UPS comerciais com potências semelhantes. Por UPS “comerciais”, refiro-me a produtos que inicialmente surgiram fora do mercado dos centros de dados. Embora algumas UPS comerciais sejam excelentes para utilização em instalações e indústrias mais simples, há uma necessidade para se compreender as características de uma UPS verdadeiramente industrial.

      Sim, por fora, uma UPS industrial parece diferente em termos de instrumentação, interface homem-máquina e tamanho proporcional. No entanto, há muitas mais diferenças numa UPS industrial, a começar pelas necessidades de aplicação, que são as responsáveis pelas características encontradas tanto no interior, como no exterior de uma UPS industrial.

      Vamos começar pelas necessidades da indústria e pelas aplicações que conduzem às diferenças. Essas necessidades estão geralmente relacionadas com a capacidade de suportar e funcionar sob condições adversas, as quais podem ser calor, chuva ou humidade; de resistir a poeira ou salpicos de água em locais como fábricas ou minas; e com o facto de estarem certificadas para utilização em zonas de maior atividade sísmica.

      As condições são encontradas em indústrias verticais, tais como a do petróleo e gás, centrais químicas, produção de eletricidade, produção de energia nuclear e indústria mineira, bem como nos setores de produção industrial, tais como o do aço ou do cimento, onde os equipamentos necessitam de proteção da energia, mas as condições são adversas. Por exemplo, na indústria do petróleo & gás, os gasodutos que possuem equipamentos sensíveis têm pontos de compressão e descompressão, os quais necessitam de um abastecimento de energia fiável e seguro. Ou, é provável que uma plataforma petrolífera em alto mar possa ter equipamento que necessita de uma UPS para fiabilidade da potência, mas está exposta aos elementos.

      No entanto, é preciso ter em consideração que, mesmo em setores como o do petróleo & gás, existem instalações, tais como refinarias ou centros de exploração tecnológicos, com centros de dados ou grandes salas de servidores que necessitam de UPS comerciais de alta qualidade, com o tamanho adequado, para fiabilidade da potência. Assim, enquanto as UPS industriais são importante em determinados setores industriais, esse setor utiliza também uma gama mais vasta de produtos UPS. A Schneider Electric oferece uma gama completa de soluções UPS, que varia entre UPS para centros de dados e prédios de escritórios, a UPS adequadas para instalações industrais mais simples, passando pelas unidades UPS verdadeiramente industriais, cuja maioria é fornecida ao abrigo de soluções tecnológicas Gutor, da Schneider Electric.

      Algumas das características e requisitos comuns a uma verdadeira UPS industrial são:

      A capacidade de resistir à poeira e a salpicos de água. Em parte, tal advém das caixas robustas com características especiais de filtração e selagem, que são certificadas para satisfazer as normas da Associação norte-americana de Fabricantes de Equipamentos Elétricos [National Electrical Manufacturers Association (NEMA)], tais como a NEMA 12.
      Cores especiais ou espessura mínima das paredes do armário. Os clientes em setores como o do petróleo e gás incluem frequentemente requisitos específicos de acondicionamento num pedido de orçamento (RFP), relativamente à cor ou às características de acondicionamento.

      UPS que são classificadas para utilização em zonas de elevada atividade sísmica. Tais produtos são rigorosamente testados para resistir a vibrações.

      A robustez vem igualmente do “interior” da unidade. Geralmente, as soluções de UPS industriais apresentam componentes, tais como módulos de alimentação, selecionados para terem um bom desempenho a uma temperatura ambiente mais elevada.

      Pedidos de orçamento de clientes que contenham requisitos relacionados com componentes, tais como revestimento metálico para evitar a corrosão em materiais de cobre, placas de circuito impresso revestidas, também para prevenção da corrosão, ou que tenham códigos de barras ou outra identificação nos componentes.

      Geralmente, os pedidos de orçamento para UPS destinadas a instalações industriais tornam-se muito específicos quanto à documentação. O cliente poderá querer uma fatura detalhada do material (BOM) para as UPS personalizadas, pelo que em algumas indústrias, como a da energia nuclear, cada componente principal precisa normalmente da sua própria documentação de qualidade.

      Tais requisitos significam que as UPS industriais são tipicamente soluções mais específicas, preparadas e configuradas para poderem ser encomendadas por engenheiros ou técnicos, concebidas para corresponder às especificações dos pedidos de orçamento.

      Se, enquanto fornecedor de soluções para proteção da energia, se deparar com tais pedidos de orçamento com estes requisitos industriais, saiba que as UPS com tecnologia Gutor, da Schneider Electric, são especialistas a satisfazer estas necessidades. Noutras configurações para serviços mais ligeiros, como em muitas fábricas com condições menos adversas, poderá haver duplicações entre soluções tecnológicas Gutor e outras UPS da Schneider Electric. Se for proprietário/operador ou empreiteiro, pode ter a certeza que temos uma solução para o que necessita, do centro de dados, passando pela indústria ligeira, até aos ambientes mais adversos.

      Dado que as indústrias que funcionam sob condições adversas, tais como a do petróleo & gás e a mineira, utilizam cada vez mais equipamentos digitais que necessitam de potência de confiança, a necessidade de UPS industriais é maior do que nunca.

      Para saber mais sobre os produtos UPS da Schneider Electric, consulte esta página Web para mais informações. Para obter mais informações sobre as ofertas da tecnologia GUTOR, visite esta página Web, ou peça para falar com um representante especializado em soluções de UPS industriais.

      Saiba mais
    • Observar

      • Anúncio empresarial da Gutor Malaysia

        Visão geral da fábrica Gutor Malaysia, qualidade suíça, especialização; certificação, clientes.