Bem-vindo ao website da Schneider Electric

Bem-vindo ao nosso site.

Pode selecionar outro país para consultar os produtos disponíveis ou aceder ao nosso website global para obter informações sobre a empresa.

Escolha outro país ou região

    • Default Alternative Text

      Notícias

      Fique a par das últimas notícias sobre a Schneider Electric Portugal

    Com uma pontuação de 8,91/ 10 no segundo trimestre de 2017, o barómetro Planeta & Sociedade continua em rápido crescimento em direção ao objetivo 9/10 no final do ano

    07.08.2017

    • 100% dos produtos de I&D da Schneider Electric são eco projetados de acordo com os exigentes critérios do Schneider ecoDesign Way
    • Aproximadamente 75% das receitas dos produtos do Grupo são produzidas com o rótulo Green Premium
    • A 64%, o Índice de Compromisso com os Colaboradores permanece no limite fixado

    Lisboa, 7 de agosto de 2017 – Como nos três anos anteriores, a Schneider Electric – a especialista global em gestão de energia e automação – anuncia os seus resultados anuais financeiros e não financeiros para o segundo trimestre de 2017. A Schneider Electric utiliza 16 indicadores do barómetro Planeta & Sociedade 2015-2017 para medir o seu ambicioso compromisso de desenvolvimento sustentável numa base trimestral. Alcançando uma pontuação total de 8,91 / 10 no final de junho de 2017, a Schneider Electric supera o seu objetivo de barómetro de 8,25 / 10. Tendo a pontuação do barómetro atingido 8,48 / 10 no final de dezembro de 2016, o objetivo de 2017 foi atualizado para 9/10 em vez dos 8/10 estabelecidos inicialmente.

    Os resultados não financeiros por indicador são:

    tabela-IC-900x389

    Gilles Vermot Desroches, Sustainability Senior VP da Schneider Electric, comentou: “Com uma pontuação de 8.91/10 no segundo trimestre de 2017, o barómetro Planeta & Sociedade 2015-2017 está a progredir rapidamente em direção à sua meta de fim de ano estabelecido em 9/10. Estamos particularmente orgulhosos no facto de quase 75% das receitas dos nossos produtos serem produzidas com o rótulo Green Premium. Este trimestre, o indicador já tem em consideração a nova lista REACH1 revelada em julho. Estamos prestes a alcançar o objetivo de 2017 e estamos no processo de projetar um novo programa Green Premium que irá prevalecer durante o próximo barómetro 2018-2020 e posterior. Todas as equipas responsáveis pela sustentabilidade em todo o Grupo estão atualmente mobilizadas para desenhar, desafiar e testar o próximo barómetro do período 2018-2020. Este último será anunciado em fevereiro de 2018.”

    Destaques deste trimestre

    Na coluna de Planeta:

    - O indicador “10% de poupança em emissões de CO2 provenientes de transportes” regista uma economia de mais de 17% das emissões de CO2 desde o início de 2015, graças a medidas implementadas através do Grupo, em parceria com os seus fornecedores de transporte. Todas as vias de transporte contribuíram positivamente para o desempenho geral do indicador: o transporte de mercadorias a longa distância (por via aérea ou marítima) obteve 31% de economia de CO2, enquanto o transporte de curta distância (por estrada) alcançou 7% de economia de CO2. O indicador incluiu as emissões do transporte de mercadorias compradas pela Schneider Electric, que cobrem 71% das compras de transporte do Grupo. O objetivo inicial foi reduzir as emissões de CO2 em 3,3% ao ano (2015-2017), ou seja, 10% em relação à duração total do programa. Os dados são corrigidos para a atividade, em toneladas transportadas.

    - O indicador “100% dos produtos em I&D são desenvolvidos com o ecoDesign WayTM da Schneider” atingiu o seu objetivo no início do ano. De agora em diante, os novos critérios de design ecológico do Grupo, definidos em 2015 como Schneider Electric ecoDesignWay, são parte integral da Oferta de Processo de Criação do Grupo. Aplicam-se ao desenvolvimento de produtos para além de uma certa quantidade. Esta abordagem de design ecológico permite colocar no mercado produtos que oferecem maior capacidade de manutenção, reparação, capacidade de readaptação e reprocessamento no final do ciclo de União Europeia. As listas de REACH, atualizadas a cada semestre, identificam estas substâncias. Os produtos Green Premium da Schneider Electric estão em linha com a regulamentação do REACH.

    Na coluna do Lucro:

    - O indicador “75% de receitas de produto com o eco-label Green PremiumTM” diminuiu ligeiramente este trimestre para 74.6% considerando os 75.2% no último trimestre. Isso é explicado por dois fatores principais: por um lado, o indicador é agora calculado apenas sobre o volume de negócios do ano n-1 (2016) sem contabilizar com o ano n-2; por outro lado, uma nova lista REACH foi publicada pela ECHA2 a 10 de julho de 2017 e o indicador agora é calculado na lista atual (V17), assim como o anterior (V16). O indicador está no bom caminho para alcançar o objetivo de 75% até ao final do ano.

    - O indicador “100% dos nossos fornecedores recomendados seguem as diretrizes da ISO 26000” mostra que 84.1% dos fornecedores “recomendados” (ou seja, estratégicos) passaram com sucesso a avaliação de “terceiras partes” de acordo com as diretrizes ISO 26000. O indicador, que começou em 48% no início de 2015, e atingiu 82% no final de 2016, ainda tem que alcançar quase 16 pontos até ao final do ano. Este valor foi reduzido em quase 25% em relação ao ano passado. Este processo de avaliação exige que os fornecedores implementem um plano de ação corretiva, cujos elementos são parte integrante das análises de negócio agendadas entre compradores e fornecedores numa base trimestral a anual de acordo com os fornecedores. O Grupo também definiu um alvo para o aumento da pontuação média resultante da avaliação. Os fornecedores com desempenho insuficiente e nenhuma melhoria são excluídos da base de fornecedores recomendados. Este indicador é integrado no incentivo de desempenho dos colaboradores de Purchasing que recebem bónus.

    Na coluna das Pessoas:

    - O indicador “64% no nosso Índice de Compromisso com os Colaboradores” está estável a 64% desde a última medição no final de 2016. O inquérito interno “OneVoice” foi criado em 2009 para medir a satisfação dos colaboradores. Os funcionários respondem a um breve questionário que avalia o seu envolvimento e mede fatores de motivação como diversidade, formação, bem-estar, etc. Analisados por país e por unidade, os resultados da pesquisa dão origem a sessões de feedback dentro das equipas, a fim de promover o diálogo e elaborar planos de ação relevantes. No primeiro trimestre de 2017, o Índice de Compromisso com os Colaboradores a nível do Grupo está acima dos 59% de média da indústria (fonte: Aon Hewitt). A pesquisa OneVoice em números é: 100% dos funcionários entrevistados duas vezes por ano, o que equivale a 157,000 emails enviados, 82.000 pessoas contactadas através de quiosques em 272 locais de produção e 3.300 gerentes que receberam um relatório dedicado, específico; a taxa de participação tem vindo a melhorar constantemente, de 62% em 2011 para 79% em 2016. No primeiro trimestre de 2017, a taxa de participação atingiu o nível recorde de 80%.

    - O indicador “1,300 missões da ONG Schneider Electric Teachers” alcançou 1.202 missões realizadas desde o lançamento do programa em 2012. A ONG organiza missões de voluntariado em benefício dos parceiros da Fundação Schneider Electric. Os dois eixos de ação prioritários são programas de ensino e programas de formação profissional para o acesso à energia; bem como o apoio a famílias com carências energéticas. As missões são sugeridas tanto aos colaboradores do Grupo como aos reformados.

    Os resultados não financeiros do segundo trimestre de 2017 estão disponíveis no nosso site www.schneider-electric.com/sri

    1 O REACH é um regulamento que visa remover progressivamente os produtos químicos mais perigosos da União Europeia. As listas do REACH, que são atualizadas a cada 6 meses, identificam essas substâncias. Os produtos Green Premium da Schneider Electric cumprem com o regulamento REACH.
    2 Agência Europeia de Químicos

    Sobre a Schneider Electric

    A Schneider Electric é o especialista global em gestão de energia e automação. Com um volume de negócios de 25 mil milhões de euros no ano fiscal de 2016, os nossos mais de 144 000 colaboradores dão resposta a clientes em mais de 100 países, ajudando-os a gerir a sua energia e processos de forma segura, fiável, eficiente e sustentável. Do mais simples interruptor a complexos sistemas operacionais, a nossa tecnologia, software e serviços ajudam a melhorar a forma como os nossos clientes gerem e automatizam as suas operações. As nossas tecnologias conectadas vão redesenhar indústrias, transformar cidades e melhorar vidas. Na Schneider Electric chamamos a isto: Life Is On.
    www.schneider-electric.com/pt